segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DAS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Autores: Aline Piva, Daniel Batista, Luana Moroni e Mariza Manzato
Grupo 1 - ADM A


No mundo dos negócios, a crescente inovação, tecnologia e informações velozes tornam o mercado de trabalho cada vez maior e competitivo. Organizações descobriam que somente suas ações centradas já não resultam em um grande sucesso e ótimos resultados. O mercado pede mais!
Com isso, as alianças e parcerias estratégicas trazem excelentes benefícios para as empresas, no qual, as informações, recursos e competências agregadas, geram forças e solidificam ambas para ganhar maior poder nos negócios.
Para Noleto (2004) “a concepção de parceria significa uma associação em que a soma das partes representa mais que o somatório individual de seus membros”.
No mercado brasileiro, as alianças e parcerias já existiam antigamente como, por exemplo, no ano de 2001, onde a Sadia com know-how de produzir e distribuir margarinas se ressentia pela falta de uma marca forte. A Refinações, com uma marca forte, não era especialista em produção e distribuição de margarinas. A melhor alternativa para ambas foi implementar uma aliança estratégica.
Na área de tecnologia de ponta, temos o caso que envolveu a IBM, a Apple e a Motorola, três grandes rivais, que desenvolveram parcerias com organizações fornecedoras, congêneres e, em última instância, até com empresas concorrentes.
No cenário atual, outras grandes fusões geraram forte crescimento para ambas, como o caso do Banco Itaú e Unibanco, Santander e Banco Real, Banco do Brasil e Nossa Caixa Nosso Banco, Warner e Fox Filmes.
O ponto positivo das alianças favorece aos seus clientes e principalmente entre ambas empresas, ressaltando que, em qualquer negócio, deve-se buscar o nível máximo de excelência, para assim, não ocorrer erros e prejudicar a todos nesta aliança estratégica.
No mercado internacional, diversos países estão mudando suas políticas econômicas e estratégicas, suas formas de governança protecionistas estão sendo discutidas quanto a sua eficácia como modelos de gestão atuais, obrigando a todos a compreenderem a amplitude e profundidade de mudanças rápidas e grandiosas, formando um crescente número de alianças e parcerias no mundo todo.
De fato, deve-se levar em consideração que toda união acrescenta inúmeras vantagens e benefícios a todos, seja no mercado empresarial e na sociedade, nacional e internacional. Enfim, as boas alianças estratégicas refletem em excelentes retornos para todos envolvidos.
No entanto, como administradores, os desafios a serem encontrados após os processos de aquisições ou parcerias são imensos. Ao juntar ou adquirir empresas haverá conflitos de cultura, demissões, mudanças de cargo que não pertencem à formação dos profissionais e vários outros fatores que dificultam o processo, porém com uma boa administração as limitações encontradas serão conduzidas da melhor maneira possível, adaptando as pessoas ao novo.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Alianças Estratégicas. Disponível em: <http://casesdesucesso.files.wordpress.com/2008/03/aliancas_estrategicas.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2012.

ITO, Cyntia; CRSIPIM, Sergio F. Importância crescente das alianças estratégicas. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos06/834_PHILIPS%20LG%20Seget.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2012.

NOLETO, Marlova Jovchelovitch. Parcerias e alianças estratégicas: uma abordagem prática. São Paulo: Global, 2004. 13 p.

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